Bienal; Pesquisa; A lição das Pedras; Deveriamos ser como Mergulhadores; Livros Fritjoff Kapra

Salve meus bons IIr.’.

Gostaria de comunicar, embora, com certeza, não em primeira mão que no período de 13 a 22 de agosto, das 10h às 22h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana – SP, acontecerá a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. É o grande momento do livro no Brasil, um local de bons negócios! Atrai escritores do mundo inteiro e com ótima visibilidade na mídia.  Além da grande oferta de livros, a Bienal do Livro oferece uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o gosto pela leitura em mais de 700 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Desta vez, a  Bienal adaptou da Feira de Frankfurt a idéia de montar uma cozinha em meio aos estandes para debates, criando assim, pela primeira vez por aqui, o ‘Cozinhando com Palavras’. Mas o curador do espaço na versão paulistana, o editor de livros de gastronomia André Boccato, resolveu inovar. Convidou uma série de restaurantes da capital a, no período do evento, incluir no cardápio de seus jantares pratos inspirados em obras literárias. VAMOS CONFERIR.

Meus IIr.’.

Eu e alguns IIr.’., de diversas LLoj.’., estamos tentando identificar focos de problema em nossa sociedade, para tentar elaborar meios de atuação nos diversos campos que ela necessita. Listamos já alguns e necessitamos da vossa colaboração. Obviamente não para atuar – pelo menos não em um primeiro momento – mas precisamos que você, como cidadão, nos ajude no processo de identificação. Por favor, disponha de alguns segundos e liste os problemas que o afligem como membro da sociedade. Qualquer problema. Pode listar logo abaixo na parte de comentários, nesse caso, tornando pública apenas para quem acessa este blog restrito, ou em particular para o meu e-mail, ou ainda em Loj.’.. No segundo e terceiro casos, garanto sigilo absoluto. Como dito em posts anteriores, precisamos fazer algo, e a primeira parte é participar identificando os problemas. Liste-os. Por mais ínfimos que possam parecer, identifique-os para que possamos verificar a dimensão do mesmo e melhor  forma de ação. Pretendemos atuar, inicialmente, ajudando a solucionar os problemas locais, que não são poucos, expandindo assim que possível nossa área de atuação.

Sua opinião é importante. Quanto mais IIr.’. listarem os mesmos problemas, maior será o grau de prioridade que será tratado.

Peço encarecidamente que vocês participem. Unidos, com ideal e vontade, seremos fortes para atuar pelo nosso semelhante e pela sociedade. Qualquer dúvida, perguntem. Estou sempre

Vejo vocês por aí.

Indé de repente!

Sidney

A lição das Pedras

Quando criança imaginava terras infinitas, terras de pedra onde cachorros e meninos corriam sem destino; onde rochas se transformavam em cavernas, santuários, girafas, cordeirinhos, anéis e livros. Pedras que serviam como o diário do homem-pedreiro. Me pego pensando em pedras…   E é na pedra que se aprende a essência da vida: não está na forma, mas na alma de tudo aquilo que exala existência. A origem da pedra é seu próprio paradoxo: de tão concreta cristaliza-se em sagrada, imbatível e eterna. Só a mão do vento a vence.As pedras são o desenho das mãos de Deus que indicam o caminho da paz e da justiça e, como artesãs, esculpem os homens à sua forma; construindo seus corações e almas duras com a mesma inabalável firmeza de seres que não se entregam à guerra, ao sangue e ao ódio. As pedras ensinam que a justiça pode ser virtude e não utopia. As pedras ensinam que a igualdade entre os seres humanos é tão natural quanto a relação entre o tempo e o vinho percebi, que na verdade não me converti à pedra – sempre o fui. Encontrei o caminho da paz.

Deveriamos ser como mergulhadores.

O maior biólogo marinho que já existiu, nos legou um ensinamento em um  documento de rara beleza chamado “carta aos mergulhadores”. Leiam, reflitam e tirem suas conclusões.

“Somos homens e mulheres de espírito inquieto. Buscamos na nossa vida maisdo que foi dado. Passamos por grandes provas para nos aproximar dos peixes. Transformamos nossos pés em grandes nadadeiras, seguramos o calor do nosso corpo com peles falsas e chegamos ate a levar um novo pulmão em nossas costas. E tudo isto para quê ? Para podermos satisfazer uma paixão, um sonho. Porque nós, algum dia, de alguma forma, fomos apresentados a um mundo novo. Um mundo de silêncio, calma, mistério, respeito e amizade. E esta calma e silêncio nos fizeram esquecer da bagunça e agitação do nosso mundo natal. O mistério envolveu nosso coração sedento de aventura.

O respeito que aprendemos a ter pelos verdadeiros habitantes desse mundo. Respeito esse que, só depois de ter sentido a inocência de um peixe, a inteligência de um golfinho, a majestade de uma baleia ou mesmo a força de um tubarão, podemos compreender.

E a amizade. Quando vamos até o fundo do mar, descobrimos que ali jamais poderíamos viver sozinhos. Então levamos mais alguem. E esta pessoa, chamada de dupla, companheiro ou simplesmente amigo, passa a ser importante para nós. Porque, além de poder salvar nossa vida, passa a compartilhar tudo que vimos e sentimos. E em duplas, passamos a ter equipes, e estas passam a ser cada vez maiores e mais unidas. E assim entendemos que somos todos velhos amigos mesmo que não nos conheçamos. E esse elo que nos une é maior que todos os outros que já encontramos.

E isso faz com que nós mais do que amigos, sejamos irmãos. Faz de nós, mergulhadores.”

E-books de Fritjoff Kapra:

*As Conexões Ocultas – Fritjof Capra
As últimas descobertas científicas mostram que todas as formas de vida – desde as células mais primitivas até as sociedades humanas, suas empresas e Estados nacionais, até mesmo sua economia global – organizam-se segundo o mesmo padrão e os mesmos princípios básicos – o padrão em rede. Neste livro, Fritjof Capra desenvolveu uma compreensão sistêmica e unificada que integra as dimensões biológica, cognitiva e social da vida e demonstra que a vida, em todos os seus níveis, é interligada por redes complexas.

Para download clique a seguir: —–>    As Conexões Ocultas – Fritjof Capra

 

*A Teia da Vida – Fritjof Capra
Neste livro Capra propicia uma síntese de descobertas científicas recentes como a teoria da compelxidade, a teoria Gaia, a teoria do caos e outras explicações das propriedades de organismos, sistemas sociais e ecossistemas. As descobertas surpreendentes de Capra confrontam os paradigmas mecanicistas e darwinistas aceitos e proporcionam uma extraordinária nova base para políticas ecológicas que nos permitam construir e sustentar comunidades sem colocar em risco as oportunidades para futuras gerações. Baseado em dez anos de pesquisas e discussões com cientistas de vanguarda em todo o mundo, ‘A
teia da vida’ apresenta novas e estimulantes perspectivas sobre a natureza da vida e abre caminho para a autêntica interdisciplinaridade.

Para download clique a seguir: —–>    A Teia da Vida – Fritjof Capra

*Sabedoria Incomum – Fritjof Capra
Em ‘Sabedoria Incomum’, Capra registra sua própria odisséia intelectual e a revolução de uma nova consciência através de discussões vivas com muitas das mentes mais influentes deste século. Aqui estão Werner Heisenberg R.D.Laing, Gregory Basteson, Geoffrey Che, Hazel Henderson, Alan Watts, Krishnamurti, Indira Gandhi, e outros lideres dinâmicos de áreas tão diversas quanto terapia familiar, psiquiatria, futurologia, medicina, antropologia e
oncologia. Todos se expressam através da posição de destaque conquistada graças ao que realizam em suas respectivas áreas, fornecendo perspectivas, multidisciplinares fascinantes, demonstrando o estado atual da consciência humana e definido um caminho para o progresso futuro.

Para download clique a seguir: —–>    Sabedoria Incomum – Fritjof Capra

Os ebooks disponibilizados gratuitamente aqui foram coletados de vários sites também gratuitos e presume-se que sejam de domínio público. Porém, se o caso não for esse e você ou a sua empresa forem os detentores dos direitos de algum desses ebooks ou livros eletrônicos, favor deixar comentário a esse respeito na postagem do tal ebook ou livro eletrônico a fim de serem tomadas as providências necessárias.
Recomenda-se ao leitor, sua utilização apenas para fins pessoais, vedada qualquer modalidade de distribuição a titulo oneroso.
Da mesma forma, se o leitor apreciou a obra, incentivamos desde já a aquisição da mesma em livrarias ou sebos, a fim de que autor e livrarias continuem produzindo e disponibilizando novos títulos para todos.

Sobre omeganeo

"Três coisas agradam a todo o mundo: gentileza, frugalidade e humildade. Pois os gentis podem ser corajosos, os frugais podem ser liberais e os humildes podem ser condutores de homens."
Esse post foi publicado em Cadeia de união, Convite - Convocação, DIFUSÃO DE CULTURA, Livros e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s