NATAL VISÕES, TEXTOS E ARTIGOS

Bom dia/Tarde/Noite, pessoal

Para vocês, selecionei três pequenos textos hoje, todos sobre o natal. O primeiro sobre simbolismo da árvore de natal, muito interessante, por sinal, o segundo sobre a proibição da comemoração do natal nos séculos XVI e XVII, pelos próprios cristãos, e por fim, a beleza única dos flocos de neve, captadas via microscópio.

Desejamos eu e minha familia, para todos vocês, um ótimo natal e que o papai noel seja farto para todos vocês.

Um abraço fraternal a todos.

Sidney.

ÁRVORE de NATAL


O Simbolismo da Árvore de Natal

Ano após ano é chegada a hora de montarmos a Árvore de Natal em nossas casas, porém quantos de nós sabem da origem e do significado dela ?

Já é tão bonita ,tendo consciência de seu lado místico fica mais interessante ainda!

Os relatos mais antigos que se conhece sobre a Árvore de Natal (ou Árvore de Cristo como é conhecida em algumas regiões da Europa)datam meados do sec.XVII ,provenientes de uma província francesa ,a Alsácia .

É usado o pinheiro devido ser uma árvore de florescimento nesta data, do nascimento de Jesus, e também por ser a única árvore que fica verde mesmo com imensidões de neve .

Este costume foi passado de vizinho à vizinho, alcançando hoje países que sequer tem neve .

A Árvore de Natal tem profunda ligação com as tradições Alquímicas Cabalísticas e Cósmicas , todos enfeites ,presentes ,cores …tem um significado altamente simbólico.

Ela representa o Diagrama Cabalístico da Vida ,chamada Árvore Cabalística ou Árvore Sefirótica. Nesse diagrama está representada toda a Vida e todas as dez (10)dimensões do Universo.


Está Árvore possui dez(10) galhos que vão desde Kether (O Pai Perfeito) até Malchut ( O Mundo Físico) .Representa a lâmina do Tarot dez(10) A Retribuição (Roda da Vida ou Fortuna) .

Este arcano nos fala da Lei da Essência da Vida, Lei dos Dez, do Sistema Decimal e da Árvore da Vida.

Lei da Retribuição ,do eterno retorno.Tudo retorna,retornam os mundos, os céus ,as estrelas , as quatro estações …

A Árvore da Vida é composta por três (3) triângulos e um (1) ponto.O primeiro triangulo é ascendente ,a Trindade Divina ,os dois seguintes são descendentes( projeções do primeiro), e o ponto,que representa o concreto no Plano Físico.

O arcano é a Roda da Vida em suas infinitas mudanças,precisamos nos conhecer através dos quatro (4) planos ,espiritual ,mental ,astral e físico.Nesta árvore agora podemos perceber que se encaixa o Ser Humano .

Dicas e simbolismo dos Enfeites …

TIPOS DE ARVORE > Se possível um pinheirinho, já que esta árvore representa a energia luminosa da Era de Aquarius ,ou seja ,símbolo da Era Aquariana .

LOCALIZAÇÃO > Pode-se colocá-la ao centro da sala ou no leste, onde o Sol nasce

COMO ENFEITAR > Sempre de cima para baixo,respeitando as forças descendentes do Espírito Divino que vem para nos abençoar no Plano Físico

No topo da árvore fixe uma estrela dourada ,que representa nossa Estrela Interior,na qual anseia em nos guiar na peregrinação da Vida. É o nosso Espírito Divino que precisa nascer em nossa consciência (o topo é a nossa consciência ).

Os enfeites alegorizam virtudes ,poderes e forças espirituais que devem triunfar dentro de nós, assim como dentro de nossa casa (onde está a árvore).

03 SININHOS > Simbolizam a Santíssima Trindade ,as três Forças Primarias do Cosmos (Pai, Filho e Espírito Santo )

07 ANJINHOS > Representam os sete Espíritos Angélicos Santificados ,que estão diante de Deus intercedendo por todos nós.

12 BOLAS > Pode ser mais, porém as maiores devem ser doze , este representa as 12 Leis Crísticas , os 12 Salvadores, os 12 Cavaleiros da Távola Redonda, que nos protegem .

07 BENGALINHAS > Simbolizam as sete kundalines que devemos trabalhar para encarnarmos nossos poderes que divinizam .

Os enfeites ao pé da árvore ,representam todas as virtudes que queremos alcançar em nossa vida espiritual.

VELA QUADRADA de cor amarela >coloca-se na base da árvore e na noite de Natal ascender para que toda simbologia se transforme num carregador de energia astral altamente energizado (recomenda-se que a mulher ascenda a vela ).

RECIPIENTE COM ÁGUA > colocá-lo do lado oposto da vela acesa, pode ser uma pequena jarra (coberta para que nenhuma impureza caia na água). Representa nossa purificação ,tanto com a água e com o fogo, para iniciarmos verdadeiramente a construção de nossa árvore Interna .

É geralmente fazemos muitas coisas sem sequer saber o que há por trás ,fazemos porque sempre foi assim ,nossos pais faziam e seus pais também ,e aqui estamos nós parando um pouco para refletir ,hoje sobre a árvore . Mas é claro que eu não iria perder a chance de deixar para você a sugestão de começar a ir a fundo nos significados das coisas que faz rotineiramente , das coisas que acredita , das coisas que pensa , das coisas que gosta , das palavras ,etc.

– De onde vieram e o que a principio realmente significavam? De fato são boas essas perguntas!

Sempre podemos ter uma explicação ,um porque de tudo que fazemos .Buscar o significado do porque que as coisas são ,é uma questão de hábito ,mas também é uma questão de atenção para consigo .

Que a Luz do Cristo Cósmico ilumine sua casa com esta maravilhosa representação mística que é a Árvore de Natal !!!


Você sabia que o Natal já foi proibido, e pelos próprios cristãos?

Hoje, ninguém imagina dezembro sem Natal. Mas esse não foi sempre o caso. O feriado religioso já foi proibido nos Estados Unidos e na Inglaterra por várias décadas – pelos próprios cristãos. A maioria dos americanos não está ciente de que o Natal foi banido, por exemplo, em Boston de 1659 a 1681.

A guerra original contra o Natal foi travada durante os séculos XVI e XVII pelos puritanos, ou cristãos protestantes que acreditavam que as pessoas precisavam de regras rígidas para serem religiosos, e que qualquer tipo de festa ou animação era pecado.

Assim, os próprios seguidores de Jesus Cristo, tanto na América quanto na Inglaterra, ajudaram a aprovar leis que tornaram ilegal celebrar o Natal. Eles acreditavam que era um insulto a Deus honrar um dia que já foi associado com o paganismo antigo.

Todas as atividades de Natal, incluindo danças, peças sazonais, jogos, cantar canções natalinas, e sobretudo de beber, foram proibidas pelo Parlamento dominado pelos puritanos da Inglaterra, em 1644, com os puritanos da Nova Inglaterra seguindo a tendência.

Em Boston, o Natal foi proibido. Na colônia de Plymouth, se tornou uma ofensa criminal. As árvores de Natal e as decorações foram consideradas rituais pagãos impuros, e os puritanos proibiram os alimentos tradicionais da época, como tortas e pudins. As leis puritanas exigiam que as lojas e empresas permanecessem abertas durante todo o dia de Natal, e crentes caminhavam pelas ruas na véspera do evento gritando “Não ao Natal!”.

Na Inglaterra, a proibição do feriado foi levantada em 1660, quando o rei Carlos II assumiu o trono. No entanto, a presença puritana permaneceu na Nova Inglaterra, nos EUA, e o Natal não se tornou um feriado legal até 1856. Mesmo assim, algumas escolas continuaram a dar aulas em 25 de dezembro até 1870.

Embora a mudança tenha sido gradual, as pessoas começaram a abraçar novamente essa comemoração feliz, e o feriado do Natal como conhecemos hoje, cheio de viscos e doces, voltou a ser comemorado por todas as colônias americanas. [LifesLittleMysteries]

Origem: Site Hypescience

A Perfeição do floco de neve

Que a neve é um fenômeno muito bonito ninguém duvida – mas cada partícula que constitui a neve é um espetáculo à parte. Confira algumas imagens de flocos de neve vistos através de um microscópio.

A simetria dos flocos de neve encanta pesquisadores desde a antiguidade, quando chineses notaram que seus lados eram perfeitamente iguais. Até mesmo famosos cientistas como Johannes Kepler, Descartes e Robert Hooke.

Até mesmo um agricultor americano chamado Wilson Bentley fotografou milhares de flocos em toda a sua vida para tentar provar que eles eram completamente diferentes um dos outros.

Atualmente, sabe-se que os flocos de neve são distintos porque seu formato depende da temperatura e da pressão das nuvens. Como eles nunca se formam exatamente no mesmo lugar e caem em momentos diferentes, o histórico deles não é o mesmo, logo sua forma sempre varia.

Até hoje, nunca se encontrou dois flocos de neve exatamente iguais.

 

 

 

 

 

 

Sobre omeganeo

"Três coisas agradam a todo o mundo: gentileza, frugalidade e humildade. Pois os gentis podem ser corajosos, os frugais podem ser liberais e os humildes podem ser condutores de homens."
Esse post foi publicado em Curiosidade, DIFUSÃO DE CULTURA, Esotérico, esoterismo, Maçônico, RELIGIÃO e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para NATAL VISÕES, TEXTOS E ARTIGOS

  1. Apolo disse:

    Muito bacana seu site. Esses artigos da árvore de natal e dos flocos de neve são muito bons. Os dos flocos de neve me surpreenderam. Dá pra pensar que alguns “micro-elementais” do astral moldaram a forma desses microcristais, chamados flocos de neve.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s