Jornada Maçônica Bx. Sta.; Boletim GOB MT; Oração Pascoal e mensagem do Dalai Lama; Curiosidades Culturais; Ciclista Urbano; Sal para hipertenso; Degelo Ártico; 3ª Raça?; Link e-book Jose Castellani.

Bom(oa) dia/tarde/noite a todos vocês.

Inicialmente, lembro a todos vocês que no dia 05/06, p.f., acontecerá no Palácio Maçônico, em Santos, a 7ª Jornada Maçônica da Baixada Santista, pela qual muitos IIr.’. têm esperado ansiosamente (eu me incluo). As inscrições já podem ser feitas, conforme abaixo explicado. Em seguida, Boletim de 04/2011 do Grão Mestrado do  GOB-MT.

Adiante, uma bela oração Pascoal, seguida por mensagem reflexiva do Dalai Lama. Algumas curiosidades culturais sobre o dia do livro e uma pergunta: O conhecimento é bom? Tem também Guia para o ciclista urbano, receita de sal para hipertenso.

Os artigos sobre o degelo Ártico e sobre as Pirâmides submersas no Japão e possível referencia à 3ª Raça, são particularmente interessantes. Leiam com atenção.

Finalmente, mais um livro garimpado na NET, digitalizado pela equipe Gênesis do Conhecimento, desta vez, de autoria do Ir.’. Jose Castellani. Vale a pena ter em sua biblioteca eletrônica. Recomendo o dowload.

Boa Páscoa e bons dias a todos.

Sidney.

Convite/Divulgação:

Age brasil!

Cadeia de União:

Boletim datado de abril de 2011 – GOB-MT, Grão Mestre Julio Tardin. Extremamente relevante, comungo com seu pensamento, como todos sabem. Vamos nos unir, sair da especulação e VIVER A MAÇONARIA OPERATIVA. O tempo URGE!

…- Chegou a hora de todo mundo se unir e fazer um país melhor….

“Meus Irmãos, este título foi o desabafo na TV de um parente de uma das doze crianças que foram vítimas fatais na tragédia da Escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo, Rio de Janeiro.

Não defendo aqui a ação atroz do atirador Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, mas tenho que transcrever parte de seu manuscrito: Abro aspas: … observo por exemplo que pessoas são

julgadas e presas por pescar em local proibido para matar a fome ou ter uma mistura na refeição enquanto outras roubam milhões e vivem como justos e respeitados. Eu penso muito no estado em que o mundo se encontra… talvez isso me faz infeliz. Enquanto estou aqui falando com você, pessoas estão passando fome e as vezes morrendo de fome. Fecho aspas.

Na sequência do manuscrito publicado o atirador Wellington Menezes de Oliveira faz referência ao poder judicial (judiciário), porém não foi editado o texto por inteiro, consegui entender da leitura, abro aspas …E os comandantes do poder judicial caem por impulso ou por posição. Fecho aspas.

Há entre as duas manifestações – parente e atirador – verdadeira sintonia de que o erro predomina, predomina em especial nas coisas públicas.

Ontem, 12 de abril, almoçava com um jovem e ele me dizia que para se eleger vereador em Várzea Grande o interessado tem que ter no bolso o mínimo de duzentos mil reais. Eu retruquei: – Com este dinheiro eu iria viver na beira do rio pescando… o jovem riu e sentenciou: – Você não conseguiria. Lembrei-me naquele momento da Palavra do Grão-Mestre que publiquei em abril de 2010 com o título: CINQUENTA REAIS, onde manifestei indignação ao ouvir de um Irmão, abro aspas: CADA VOTO PARA SENADOR EM MATO GROSSO CUSTA R$ 50,00. Fecho aspas.

O parente da vítima está coberto de razões – precisamos nos unir para fazermos um país melhor.

O atirador Wellington Oliveira acertou quando disse em seu momento de demência – pessoas que roubam milhões vivem como justos e respeitados.

Meus Irmãos, toda a sociedade sabe que o problema existe – que é real. Há poucos dias foram mostradas diversas matérias, locais e nacionais, sobre o caos na saúde pública – uma verdade. Sabemos todos que há recursos.

Não sabemos sobre os ralos que levam o dinheiro público ou fazemos de conta que não o sabemos?

Onde estão os direitos humanos?

Esquecemos a solidariedade diária e a honestidade.

Concluo: vivemos a era do FRACASSO MORAL, a do pensamento dominante do individualismo, da satisfação exclusiva das próprias vontades.

Analisemos a proposta do parente e a manifestação do atirador, engajemo-nos em compromissos para a vida toda, não apenas nos momentos de anúncios de tragédias.

Você é, de forma irredutível, o sujeito da mudança. Ordo ab chao (ordem no caos).”

Religião:

Oração Pascoal

Páscoa significa renascimento, renascer.
Desejo que neste dia, em que nós cristãos,
comemoramos o seu renascimento para a vida eterna,
possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexão
possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.
Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais,
porque perderam a fé em um novo recomeçar,
pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
Não nos deixe esquecer
que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho,
tú estás conosco em nossos corações,
porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti,
você jamais o faz.
Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai
e pela humanidade,
que muitas e muitas vezes esquece disso.
Esquecem de ti e do teu sacrificio
Quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,
um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.
Jesus…
Conceda-me a graça de ser menos egoísta,
e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo
não importa quão difícil seja meu caminhar.
Obrigado Senhor,
Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor! Amém.

Dalai Lama:

 DIFUSÃO DE CULTURA:

Dia Internacional do Livro: (Fonte Jornal Zero Hora)

Faz sentido que o Dia Internacional do Livro seja comemorado neste sábado, dia 23, pelo mundo afora. A data, estabelecida em caráter definitivo pela Unesco em 1996, homenageia dois gigantes máximos da literatura ocidental. O 23 de abril seria, por uma lenda repetida universalmente, o dia em que morreram, no mesmo ano, o espanhol Miguel de Cervantes (1547 – 1616), o inventor do romance moderno com Dom Quixote, e o inglês William Shakespeare (1564 – 1616), o inventor do humano, como o chama Harold Bloom.

Trata-se de uma das mais instigantes mitologias do universo literário, uma lenda que dota o terreno profano da literatura de uma data mágica ao estilo das Vidas de Santos (que antes eram muito mais comuns em livro). Dois dos pilares da literatura mundial viveram de fato na mesma época, mas a predestinação histórica que os teria feito partir ao mesmo tempo é ficção.

Para começar, da biografia de Shakespeare, autor de obras onipresentes em praticamente todo o mundo, sabe-se muito pouco. Embora tenha deixado quase 1 milhão de palavras de texto, apenas 14 delas são comprovadamente de seu próprio punho: o nome assinado seis vezes e as palavras “por mim” em seu testamento, como conta um de seus biógrafos, Bill Bryson, em Shakespeare: a Vida É um Palco. Há pouca informação mesmo sobre o dia de seu falecimento – têm-se registros de seus funerais, mas não a data exata do óbito.

Mesmo que tenha sido 23 de abril a data da morte de Shakespeare, não teria sido no mesmo 23 de abril de Cervantes pelo simples motivo de que, na época, a Espanha, onde Cervantes vivia, havia adotado, como bom país católico, o calendário imposto pelo papa Gregório em 1582. E Shakespeare vivia na Inglaterra protestante, frequentemente hostilizada pelo reino espanhol a serviço do Vaticano, e que ainda marcava o tempo pelo Calendário Juliano. A Inglaterra só adotaria o Calendário Gregoriano em 1751. Shakespeare, portanto, teria morrido no dia 3 de maio – 10 dias após o espanhol.

Mas quem vai dizer que a história não é boa? Sendo assim, para que insistir tanto na picuinha das datas? Para lembrar, talvez, que a literatura é em última instância uma construção paradoxalmente individual (na mente e no coração de cada leitor) e coletiva (na transmissão de leituras e cânones, de intepretações e até mesmo mitologias literárias com as quais os leitores se comprazem).

E que todo dia pode ser um bom Dia do Livro, como mostra o vídeo que a reportagem de Zero Hora fez com leitores que foi encontrando pelas ruas de Porto Alegre.

Conhecimento é bom?

Conhecimento sempre foi uma ameaça quando se trata de manter a população obediente e ordeira. Na idade média, tentando frear o avanço do protestantismo, a igreja católica criou o index librorum proibitorum, ou índice de livros proibidos. Aos poucos, a lista foi crescendo e cercando outros tipos diversos de ameaças à fé, só tendo sido extinta em 1948.

No livro Em nome da Rosa, de Umberto Eco, tomamos conhecimento de outra prática que também teria sido usada na mesma época. Para impedir a disseminação de informações, os livros eram envenenados, e acabavam matando os leitores, que tinham o hábito de molhar a ponta do dedo na língua para virar as páginas.

Também era muito comum que ao conquistar uma cidade, o exército inimigo simplesmente queimasse todos os livros do povo dominado. Mas ficando apenas no mundo da literatura, impossível não citar livros como Farenheit 451 e 1984, que bem mostraram a relação entre o poder e o controle das informações. No livro bíblico de Gênesis, Adão e Eva também são punidos por provarem da “árvore do conhecimento”, em um claro incentivo à obediência em detrimento do pensamento questionador. Como se pode ver, conhecimento é sempre um bom negócio. Sem ele ainda estaríamos andando peladões por aí.

Utilidade Pública:

Trocar o carro pela bike é uma boa, mas não dê mole no trânsito (Fonte: Folha de São Paulo)

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm2803201116.htm

Aos poucos, o jovem brasileiro vai descobrindo a roda. Da bicicleta.
Pedalar emagrece. Faz bem ao bolso e ao ambiente. Sem a chateação do trânsito, você vai chegar vapt-vupt no destino.
Motivos para deixar o carro na garagem ou dispensar o buzão não faltam. Mas também sobram razões para redobrar a atenção nas ruas de uma cidade grande.
O ciclista urbano pode se sentir numa espécie de videogame. Para chegar ao fim da fase, precisa superar vários obstáculos no caminho.
Há trechos que, de tão esburacados, mais parecem um queijo suíço. Ciclovias? Em falta. São Paulo, a maior cidade do país, só tem 37,5 km delas, contra cerca de 17 mil km da malha viária total, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Motoristas sem noção também são um perigo.
Por pouco, o universitário Felipe Martini, 21, não sentiu isso na pele. Numa sexta-feira de fevereiro, ele tirou sua magrela de casa para se juntar a cerca de 150 ciclistas no asfalto de Porto Alegre. Deveria encontrar o grupo às 19 horas, mas chegou cinco minutos atrasado.
Estava, portanto, um pouco para trás quando, de repente, um carro acelerou e atropelou 17 companheiros de pedalada. Era a galera do Massa Crítica, movimento que defende o uso da bike no trânsito.
Uma vez por mês, eles se encontram e entoam palavras de ordem como “mais amor, menos motor” e “bicicleta é um carro a menos”.
Naquele dia foi diferente.
Na hora, Felipe ainda não tinha como saber que ninguém havia se ferido gravemente. “Estava um caos total. Meus amigos nem me cumprimentavam. Queriam ver se os outros estavam vivos. Teve pessoas voando!”
Jogadas no YouTube, as imagens do atropelamento rodaram o mundo.
O Código Brasileiro de Trânsito é claro: na ausência de pistas específicas para ele, o ciclista tem tanto direito de circular nas ruas quanto um carro. Melhor: tem até “preferência sobre automotores”.
Já a calçada é do pedestre. É mancada não desmontar da bike.

:Hospitalaria / Fraternidade do Ágape:

SAL PARA HIPERTENSO

 Muita gente está pedindo a receita do sal temperado que faz parte do projeto
Relógio do Corpo Humano, mostrado no Globo Repórter.
É muito fácil de fazer!
O segredo é acrescentar sabor através das ervas medicinais frescas, usando cada vez menos sal para reduzir a ingestão de sódio.
Vamos aos ingredientes:
– 1/2 kg de sal light (que contém 50% de sódio);
– 2 dentes grandes de alho;
– 8 folhas de sálvia;
– 6 ramos de cebolinha verdes;
– 7 ramos de tomilho;
– um punhado de salsa;
Picar os temperos e colocar no liquidificador junto com o sal. Bater um pouco e parar para misturar melhor com a colher. Bater. Repetir o processo até que esteja homogêneo.
A médica da família Aline Benvenutti recomenda o uso desse tempero aos pacientes hipertensos que não conseguer viver sem sal.
Segundo ela, a salsa afina o sangue, ajudando a reduzir a chance de um entupimento das veias do coração e da cabeça.
O alho também é um importante antioxidante.
Ele ajuda a prevenir a formação de placas de gordura e a baixar o colesterol ruim, aquele que entope as veias.

Minha dica: Colocar em vidro higienizado e bem fechado. Conservar no refrigerador. Nunca usar colher suja para retirar o sal.

Curiosidade:

Sumiço de gelo no Ártico chega perto de novo recorde (Fonte: Claudio Angelo).

Área congelada no inverno é quase tão pequena quanto mínimo de 2006, afirma levantamento feito pela Nasa
Processo também pode estar esquentando o ar da região, já que o gelo ajuda a isolar atmosfera do calor que vem do mar

Nasa/Divulgação

O degelo anual do oceano Ártico começou neste mês, com uma má notícia: a extensão do mar congelado está entre as duas menores desde que as medições com satélites começaram, há 30 anos.
Cientistas da Nasa que sobrevoaram a região nas últimas semanas relataram à Folha, na Groenlândia, que além de ocupar área menor o gelo também deve estar mais fino -e mais suscetível a derreter no verão.
Em cima de tudo isso, um estudo ainda inédito sugere que o encolhimento e afinamento do gelo marinho já está causando o aumento da temperatura do ar no Ártico.
Isso porque o gelo de lá funciona como uma barreira entre o mar e a atmosfera. Ele impede que o oceano, relativamente mais quente, transfira esse calor para o ar.
O temor é que surja um círculo vicioso. Quanto mais o gelo derrete, mais calor escapa do mar para a atmosfera, o que leva a mais derretimento, e assim por diante.
O equilíbrio da temperatura no mar e no ar do Ártico, por sua vez, é crucial para manter a estabilidade do manto de gelo da Groenlândia, a segunda maior reserva de água doce do mundo.
Se essa massa de gelo começar a derreter para valer, o principal efeito seria a elevação do nível do mar no planeta todo, o suficiente para inundar muitas áreas costeiras -inclusive no Brasil.
Já para alguns países do Ártico, haveria algumas vantagens: mais áreas navegáveis sem a barreira do gelo e mais facilidade para explorar reservas submarinas de petróleo e gás natural.
EM BAIXA
Dados da Nasa a serem apresentados pelo Centro Nacional de Dados de Gelo e Neve dos EUA mostram que a extensão do gelo marinho no inverno de 2011 chegou a 14,4 milhões de km2 no final de março. O valor é semelhante ao observado em 2006, ano que teve a menor extensão máxima registrada.
“No ano passado, você quase nunca via aberturas no gelo mais grosso, com vários anos de idade. Agora estamos vendo isso”, disse John Sonntag, professor da Universidade de Maryland e um dos coordenadores da operação Ice Bridge, da Nasa, que realiza medições anuais no gelo do Ártico.
O novo estudo, feito por Nathan Kurz, da Nasa, e Sinéad Farrell, da Noaa (Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA), mostra que, entre 2003 e 2008, boa parte do gelo mais grosso (de 3 m de espessura) foi substituída por gelo mais fino.
Além disso, a perda de cobertura de gelo no período comprometeu o efeito isolante do oceano Ártico. Em 2007, quando a extensão mínima do gelo marinho na região foi a menor já registrada, o fluxo de calor do mar para a atmosfera foi três vezes maior que em anos anteriores.

Terceira Raça: (Fonte: Daniel Campos – Blog DCS Live)

As Pirâmides de 11 mil anos submersas no Japão podem confirmar a Terceira Raça

Desde 1995, mergulhadores e cientistas japoneses estudam uma das mais importantes descobertas arqueológicas do planeta, misteriosamente ignorada pela imprensa ocidental.
Localizada a alguns quilômetros da ilha de Yonaguni, estão os restos submersos de uma cidade muito antiga. Muito antiga MESMO! Os estudos geológicos calcularam a idade destes monumentos como tendo 11.000 anos de idade, o que os colocaria como uma das edificações mais antigas do planeta.

Ao longo de mais de uma década de explorações, mergulhadores já haviam localizado nada menos do que oito grandes estruturas feitas pelo

homem, incluindo um enorme platô com mais de 200m de comprimento, uma pirâmide no mesmo estilo das aztecas e maias (constituídas de 5 andares e alinhadas de acordo com pontos cardeais), bem como um conjunto completo de zigurates, demarcando áreas e regiões específicas no platô.Assim como são “coincidências” o fato das pirâmides do Egito estarem alinhadas com a constelação de Orion (Osíris), as pirâmides encontradas na China alinharem perfeitamente com a constelação de Gêmeos, os Templos astecas de Tecnochtitlan estarem alinhados com a constelação de Urso, Angkor Wat (aqueles templos que a Lara Croft explora no Cambodja) estarem alinhados com a constelação do Dragão e assim por diante

Uma estrutura que se pensa ser a construção mais velha do mundo, com quase duas vezes a idade das grandes pirâmides do Egito, foi recentemente descoberta. A formação retangular de pedras abaixo do mar na costa do Japão poderia ser a primeira evidência de uma desconhecida civilização anterior a Idade da Pedra, dizem os arqueólogos. O monumento tem 600 pés de largura e 90 pés de altura e foi datado com pelo menos 8.000 a.C.
Equipe do dr. Masaaki Kimura, da Universidade de Ryûkyû, exploram o sítio arqueológico submarino. Escadarias, rampas, terraços, entalhes na rocha e outros indícios da “mão humana”, como ferramentas. Yonaguni pode ser o mais antigo consjunto arquitetônico da história.
DIREITA: A Okinawan Rosseta stone, com símbolos que foram encontrados gravados nas pedras das ruínas submersas. A Okinawa Roseta é um achado arqueológico de Okinawa.
No arquipélago de Ryûkyû, a 480 km a sudoeste de Okinawa – Japão, as águas em torno da ilha de Yonaguni escondem um conjunto de misteriosas ruínas magalíticas. O território, de 28,88 km² e uma população de pouco mais de mil e setecentas pessoas, atraiu a atenção de historiadores, arqueólogos e outros cientistas quando, em 1985, um mergulhador descobriu as magníficas estruturas de pedra submersas nas águas que circundam a ilha.
Quando fotos do lugar foram divulgadas, imediatamente começou a polêmica sobre a origem dos terraços e escadarias. Muitos estudiosos recusaram aceitar que as ruínas sejam de construções feitas por mão humana. As formas geométricas, os ângulos muito certos, foram atribuídos a “agentes naturais”. Entretanto, outros pesquisadores afirmam que o fundo do mar de Yonaguni é o túmulo de uma próspera civilização possivelmente mais antiga que Suméria, Egito, Índia ou China.
Em 1997, dr. Masaaki Kimura, professor da Universidade de Ryûkyû, PHD em geologia marinha, publicou A Continent Lost In The Pacific Ocean, onde defende a teoria da civilização submersa; no mesmo ano, uma equipe da universidade empreendeu estudos no sítio arqueológico.
Em 04 de maio de 1998, partes da ilha e das ruínas foram sacudidas por um terremoto. Depois do abalo, foram realizadas filmagens submarinas. Constatou-se que haviam surgido novas estruturas de forma similar aos zigurats da Mesopotâmia. Estes seriam, então, os edifícios mais antigos do mundo. Foram encontradas marcas nas pedras que evidenciam o trabalho feito nelas, incluse entalhes. Também foram achadas ferramentas e uma pequena escadaria. A hipótese de formação natural em Yonaguni tornou-se, então, pouco plausivel.
O Enigma da Face
Submersa, 18 metros abaixo da superfície, surge uma cabeça megalítica, um rosto de pedra gasto pela erosão das águas que faz lembrar as cabeças de pedra de outros lugares antigos: Moais, no Pacífico; La Venta, Golfo do México.
Há 6 mil anos, as ruínas eram terras emersas, ligadas ao continente. A elevação do nível dos mares ao longo de eras fez submergir territórios como os da costa de Yonaguni. Há especulações sobre a “identidade” da civilização sepultada naquelas águas. Muitos falam em Atlântida mas, se parte de uma “civilização perdida” repousa no leito daquele mar então o mais certo é que seja a Lemúria ou Mu, ainda mais antiga, chamada pelos esotéricos de civilização da Terceira Raça.

Fonte: rodrigoenok 02/2008

 
E-book:

Livro Maçônico:

Lançamento Gênesis do Conhecimento
Consultório Maçônico XI – José Castellani
links ao final da mensagem
digitalização – Vitório
formatação e revisão – Lucia Garcia

 LINKS:

RAPIDSHARE:
https://www.rapidshare.com/files/457592064/Consult__rio_Ma____nico_XI_-_Jos___Castellani.pdf

MEDIAFIRE:
http://www.mediafire.com/download.php?v353e992b6a84k2

PASTAS LANÇAMENTOS Genesis do Conhecimento:
http://rapidshare.com/users/KPGYUD
http://www.mediafire.com/?q6ebsi7j6b5cv

Este e-book representa uma contribuição do grupo Genesis do Conhecimento  para aqueles que necessitam de obras digitais como é o caso dos Deficientes Visuais e como forma de acesso e divulgação para todos.
É vedado o uso deste arquivo para auferir direta ou indiretamente benefícios financeiros.
Lembre-se de valorizar e reconhecer o trabalho do autor adquirindo suas obras

Por hoje é só.

Inté de repente!

Sidney.

Sobre omeganeo

"Três coisas agradam a todo o mundo: gentileza, frugalidade e humildade. Pois os gentis podem ser corajosos, os frugais podem ser liberais e os humildes podem ser condutores de homens."
Esse post foi publicado em Cadeia de união, Convite - Convocação, Curiosidade, DIFUSÃO DE CULTURA, Divulgação, e-book, Fraternidade do àgape, Hospitalaria, Livros, Maçônico, maçom, RELIGIÃO, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Jornada Maçônica Bx. Sta.; Boletim GOB MT; Oração Pascoal e mensagem do Dalai Lama; Curiosidades Culturais; Ciclista Urbano; Sal para hipertenso; Degelo Ártico; 3ª Raça?; Link e-book Jose Castellani.

  1. Yuri Oliveira disse:

    Olá, Sidney.
    Estou procurando o áudio original da mensagem Eu Te Compreendo, o da fita k7. Também tinha mas se perdeu com o tempo. A gravação em cd com outra locução não é a minha preferida. Já entrei em contato com a Ordem Rosacruz mas não existem mais fitas para venda. Por acaso vc já disponibilizou o áudio em mp3 para download? Tem interesse em vender a fita? Grato. Paz Profunda. Yuri, FRC inativo.

    • omeganeo disse:

      estou preparando uma postagem com o áudio da mensagem. Obrigado por me lembrar. Estou revendo as postagens antigas graças a você para ver se esqueci de postar mais alguma coisa que eu prometi.Aguarde para breve. Não vou mandar direto para seu e-mail porque tem aproximadamente 30 MB, é muito extenso, estou estudando se “upo” para cá mesmo, ou para algo como o 4 shared. A propósito, eles cancelaram minha conta, estou procurando outro site de armazenamento, que seja confiável.
      Obrigado, irmão de Caminho.
      Abraços fraternos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s