Hórus

Bom dia/tarde/noite a todos!

Estava fazendo uma pesquisa acerca das “trindades” ao redor do mundo, e me deparei com uma personagem (quando cheguei ao Egito) que exerce sobre mim um fascínio desde a infância. Hórus. O deus com cabeça de falcão. Ainda hoje se vê, se compra (e se usa) em feiras esotéricas ou lojas especializadas a tradicional figura do “olho” (que tudo vê?) representadas em diversas peças de artesanato dos mais diferentes materiais.

Horus, Osiris e Isis

Horus, Osiris e Isis

Acompanhado de meu filho, em uma dessas exposições, meu filho perguntou quem foi Hórus. Expliquei a ele, e acho que me empolguei tanto que quando percebi, estava falando sozinho e ele admirando uma estátua de Anubis e soltando mais uma pergunta: “esse aqui não é aquele que aparece no filme “A múmia”?”.

Voltando ao assunto:

Hórus

deus_horus

Hórus

A lenda de sua concepção é um tanto estranha – como toda boa lenda o é – e deve ser analisada, para se obter o conhecimento que ela detém, sob os aspectos literal, esotérico e oculto (mas isso fica a cargo de cada um, hoje só há a informação).

Hórus foi concebido por Isis, sua mãe, quando Osíris, seu pai já estava morto. (Assassinado por Seth, seu tio, desmembrado e espalhado em catorze pedaços por todo o Egito, coube a Isis, a esposa devotada e que o amava acima de tudo, buscar seus despojos pelo reino, juntá-los. Conseguiu juntar quase todos (faltou apenas o pênis, devorado por peixes). Para suprir a falta deste, Isis criou um falo artificial com caules vegetais. Os irmãos Isis, Neftis e Anubis, então, realizam o que seria a primeira mumificação no Egito. Em seguida, transforma-se Isis em uma ave semelhante a uma águia de asa redonda, que voa e bate suas asas sobre o corpo de Osiris, criando um vórtice mágico que o ressucita o tempo suficiente para que este a engravidasse. Ainda sobre a forma de uma ave, ela se une sexualmente a Osiris).

imageisisblue16

Isis

osiris

Osiris

Isis, deu à luz Hórus e o criou em uma ilha escondida no Delta do Nilo, longe do olhar e conhecimento de Seth, enquanto Osiris, passou a reinar sobre os Mortos.

A propósito disso, o museu do Louvre, em Paris, detém em seu acervo, uma estela, datada de aproximadamente 1.400 a.c. cujo texto é um hino que ilustra esse acontecimento, traduzido a seguir:

Oh benevolente Ísis

que protegeu o seu irmão Osiris,

que procurou por ele incansavelmente,

que atravessou o país enlutada,

e nunca descansou antes de tê-lo encontrado.

Ela, que lhe proporcionou sombra com suas asas

e lhe deu ar com suas penas,

que se alegrou e levou o seu irmão para casa.

Ela, que reviveu o que, para o desesperançado, estava morto,

que recebeu a sua semente e concebeu um herdeiro,

e que o alimentou na solidão,

enquanto ninguém sabia quem era…

olho de horus

Hórus, ou Heru-sa-Aset, ou Her’ur, ou Hrw, ou Hr, ou Hor-Hekenu, ou Ra-Hoor-Khuit, era o deus dos céus e em suas mãos, portava as chaves da vida, da morte e da fertilidade. Como quase todo o panteão egípcio era representado com corpo humano e a cabeça de um animal, o falcão. Seus olhos representavam o sol (direito) e a lua(esquerdo). Como dito acima, Seth, seu tio, havia assassinado Osíris, seu pai, e em razão disso, e de outra sorte, também pelo comando do Egito, Horus o enfrentou e o matou, passando a reinar sobre todo o Egito.

set1

Seth

Como em nenhuma luta, os contendores saem ilesos, nessa batalha feroz, Hórus perde um de seus olhos (esquerdo), que é substituído por um amuleto (duas figuras abaixo) que não lhe concedia plena visão, e em razão disso foi adicionada a imagem de Uraeus (a serpente, que orna as coroas dos faraós), em sua cabeça.

uREUS

Uraeus

O Olho de Hórus, que era chamado equivocadamente de “Olho de Rá”, foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas e simbolizava o poder Real e proteção. Chamado de Wedjat ou Udyat, simbolizava a união da visão humana e do falcão e em vida, era comum seu uso para afugentar o mau-olhado e, em morte, contra os infortúnios do além.

olho de hórus

olho de hórus

A titulo de curiosidade, é interessante notar também que:

  1. os egípcios usavam a figura do olho ferido de Hórus para explicar as fases da lua;

  2. Os egípcios também utilizavam o olho de Hórus, em fragmentos, como parte de seu sistema numérico. As partes do olho representavam frações. Cada parte com seu valor.

  3. O olho esquerdo representa a informação abstrata, é representado pela lua, e simboliza um lado feminino, com pensamentos e sentimentos, intuição, e a capacidade de enxergar um lado espiritual.

  4. O olho direito de Hórus representa a informação concreta, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Esse lado é responsável pelo entendimento de letras, palavras e números, e é mais voltado ao universo de um modo masculino.

Sobre omeganeo

"Três coisas agradam a todo o mundo: gentileza, frugalidade e humildade. Pois os gentis podem ser corajosos, os frugais podem ser liberais e os humildes podem ser condutores de homens."
Esse post foi publicado em Esotérico, esoterismo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s